quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Não por acaso


Começarei este Blog citando um amigo meu, Marcelo, autor do blog Psicanálise Selvagem:

"...sempre existe uma expectativa antes de conhecer um livro, gente, música, filme, lugar. um tipo de predisposição pra falar bem ou falar mal.

pretensioso é tudo aquilo que você achava que era bom mas é ruim ou tudo aquilo que você achava que era ruim mas é bom."

E foi assim, em uma tarde de domingo que eu peguei despretenciosamente um filme nacional pra assistir. A idéia prometia pelo elenco do filme: Rodrigo Santoro e Letícia Sabatella (a mesma combinação lúdica e onírica de "Hoje é dia de Maria"). O drama tenta responder a questão: "será que na vida as coisas acontecem por acaso? Ou será que é tudo obra do destino?"

O filme corre leve, mostrando que o acaso é justamente... casual. Não existem trombetas que tocam de repente e propõe uma mudança em sua vida. As coisas acontecem!

Pedro, personagem vivido por Rodrigo Santoro, fabrica mesas de sinuca e não acredita em acaso. A vida é como uma jogada: você pode planejar cada lance, escolher cada caminho. Repleto de analogias com a sinuca o filme agrada de filósofos de boteco.

O diretor do filme, Philippe Barcinski acredita no acaso. Segundo ele, sua vida foi decidida assim, de uma decisão casual (mas não seriam todas as decisões um acaso?). Ele reencontrou o "amor de sua vida" indo a casa de uma amigo, e bingo, lá se reapaixonaram, casaram, tiveram uma filha.

Interessante é que Rodrigo Santoro também define assim seu encontro romântico: "Talvez se eu não tivesse ido assistir a um desfile de moda, eu não teria conhecido a Ellen [Jabour], seria uma lástima”.

O engraçado é que eu também defino assim o início da minha relação. Eu estava em uma festa junina, e uma garota de olhos verdes não tirava os olhos de mim. Eu puxei ela pelas mãos, beijei, e por acaso, estamos juntos até hoje.

Talvez todo amor seja casual. Vale a pena assistir esse filme! Boas sacadas, bom roteiro, bom elenco, e surpreendente.

Para assistir o trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=XV0zR2aFIS4