domingo, 22 de março de 2009

Musas do cinema

A revista Vogue inglesa elegeu as 20 atrizes mais belas do cinema hollywoodiano. Obviamente, mais uma vez, como toda e qualquer lista ocorrem injustiças. A belga Audrey Hepburn (1929-1993) ganhou o primeiro lugar deste panteão de beldades. Seguida de perto por Angelina Jolie e em terceiro a princesa de Mônaco: Grace Kelly.

Eu não questiono a beleza de nenhuma das atrizes aqui apresentadas. Porém faria algumas trocas. Na minha opinião a lista deveria ser encabeçada por Grace Kelly, seguida por Audrey, Nicole Kidman e Angelina Jolie. Acredito ainda, que dentro do cinema hollywoodiano outras atrizes (já que o quesito da lista é beleza e não talento) poderiam substituir Halle Barry e Doris Day. Para ocupar essas duas vagas eu indicaria Kate Beckinsale, a musa de "Pearl Harbor" e "O Aviador" além da estonteante Megan Fox de "Transformers". Gostaria ainda de ver na lista Julianne Moore e Milla Jovovich, duas belezas raras do cinema.
Se não fosse restrito apenas ao cinema de Hollywood eu ainda indicaria: a italiana Monica Bellucci e as francesas Virginie Ledoyen atriz do filme "A Praia" e Eva Green do filme "Os sonhadores" de Bertolucci.





Audrey Hepburn: (Bruxelas, 4 de maio de 1929 — Tolochenaz, 20 de janeiro de 1993).
Filmes: Cinderela em Paris, A princesa e o Plebeu e Bonequinha de Luxo.
Curiosidades: Audrey Hepburn se tornou um dos poucos artistas a conseguir ganhar as maiores honras de cada arte hollywoodiana: Tony (teatro), Oscar (cinema), Grammy (música) e Emmy (televisão).




Angelina Jolie Voight (Los Angeles, 4 de Junho de 1975) é uma atriz dos Estados Unidos da América.
Filmes: Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, Alexandre, Garota Interrompida e Tomb Raider
Curiosidades: Angelina Jolie escolheu não usar o sobrenome do pai, Jon Voight, vencedor do Oscar de melhor ator de 1979, por não ter uma boa relação com ele. Mesmo sem essa boa relação, trabalhou com ele em Lara Croft: Tomb Raider, no qual Jon Voight também é pai dela. Sua mãe, Marcheline Bertrand, era de ascendência franco-canadense e de nativos norte-americanos (iroqueses). Seu pai, Jon Voight, é de ascendência inglesa e tcheca.





Grace Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929 — Monte Carlo, 14 de setembro de 1982)
Filmes: Mogambo, Disque M para matar, Matar ou Morrer e Janela Indiscreta
Curiosidades: Tornou-se princesa de Mônaco ao se casar com o principe Rainier III
Em 14 de setembro de 1982, Grace Kelly morreu em um acidente de carro em Monte Carlo, após sofrer um derrame cerebral, aos cinqüenta e dois anos. Sua filha Stéphanie, então com dezessete anos, que estava também dentro do carro, foi acusada de ter conduzido o veículo e causado o acidente após uma discussão com sua mãe. Embora Grace tivesse entrado em coma, Stéphanie sofreu ferimentos menos graves.




Marilyn Monroe: nome artístico de Norma Jean Baker (nascida Norma Jean Mortenson; Los Angeles, 1 de junho de 1926 — Los Angeles, 5 de agosto de 1962)
Filmes: All About Eve, Bus Stop e Quanto mais quente melhor
Curiosidades: Seu fim aconteceu na manhã do dia 5 de agosto de 1962. Aos 36 anos, Marilyn faleceu enquanto dormia em sua casa em Brentwood, na Califórnia. A notícia foi um choque, propagado pela mídia, explorando sobretudo o caráter misterioso em que o fato se deu, prevalecendo a versão oficial de overdose pela ingestão de barbitúricos.


Sophia Loren: nome artístico de 'Sofia Villani Scicolone', (Roma, 20 de setembro de 1934)
Filmes: A travessia de Cassandra, Um dia muito especial e A garota do chefe e Duas mulheres
Curiosidades: Sophia Loren ganhou fama mundial em 1962, quando foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz pelo filme La ciociara (Duas mulheres).



Catherine Zeta-Jones: (Swansea, 25 de setembro de 1969) uma atriz britânica nascida no País de Gales.
Filmes: A múmia, A Lenda do Zorro e Chigago
Curiosidades: É casada com o também ator Michael Douglas, com quem tem dois filhos.

Elizabeth "Liz" Rosemond Taylor: (Londres, 27 de fevereiro de 1932) é uma atriz anglo-americana.
Filmes: A Última Vez Que Vi Paris, Cleopatra e Quem tem medo da Virgínia Woolf.
Curiosidades: Ficou famosa também pelos inúmeros casamentos (oito ao todo), sendo o mais rumoroso o com o ator inglês Richard Burton, notório pelo alcoolismo, com quem se casou duas vezes e fez duplas em vários filmes nos anos 60, como o antológico Cleópatra, o dramático Quem tem medo de Virgínia Woolf?, em que ela ganhou o segundo oscar.
Em estado grave e internada em um hospital americano desde o dia 15 de julho de 2008, com pneumonia e insuficiência cardíaca, no momento ela é mantida com aparelhos respiratórios e corre risco de morte.

Keira Christina Knightley: (Londres, 26 de março de 1985) é uma actriz britânica nascida na Inglaterra.
Filmes: Piratas do Caribe, Orgulho e Preconceito e Star Wars A ameaça fantasma.
Curiosidades: A sua primeira cena de nudez foi aos 15 anos no filme "The hole", e o diretor teve de esperar um ano, até Keira completar 16 anos, para poder lançar o filme nos cinemas.

Halle Maria Berry: (Cleveland, 14 de agosto de 1966) é uma aclamada atriz americana.

Filmes: 007 um novo dia para morrer, A última ceia e X-man.

Curiosidades: entrou para a história do cinema como primeira negra a ganhar o prêmio de melhor atriz.

10º

Brigitte Bardot: nascida Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris, 28 de Setembro de 1934) é uma atriz e cantora francesa.


11º

Julia Roberts: (Smyrna, Georgia, 28 de outubro de 1967) é uma atriz americana.

12º
Vivien Leigh: nasceu em 5 de novembro de 1913 na cidade de Darjeeling, à sombra do Monte Everest Londres, 7 de julho de 1967. É uma atriz britânica.
Filmes: E o vento levou, Uma rua chamada pecado e A ponte do Rio Waterloo.
Curiosidades: venceu o Oscar de Melhor Atriz duas vezes. Foi a primeira não-americana a ganhar o Oscar de melhor atriz.

13º
Nicole Mary Kidman: (Honolulu, Havaí, 20 de Junho de 1967) é uma atriz nascida nos Estados Unidos da América cujo os pais são australianos.
Filmes: Austrália, Cold Mountain, Dogville, Moulin Rouge e As Horas.
Curiosidades: Foi casada com o ator Tom Cruise (pena que não tiveram filhos). Ganhou o oscar mais do que merecido de Melhor Atriz por As Horas (2003)

14º
Cameron Michelle Diaz: (San Diego, 30 de agosto de 1972) é uma atriz americana.
Filmes: Quero ser John Malkovich, O amor não tira férias, Quem vai ficar com Mary? e As Panteras.
Curiosidades: Ela é neta de um imigrante cubano VIDA LONGA A FIDEL (eu ouvi um pseudo-comunista dizendo isso, é mole?)
15º
Doris Mary Ann von Kappelhoff: mais conhecida como Doris Day (Cincinnati, 3 de abril de 1922), é uma cantora e atriz americana.
Filmes: O Homem que sabia demais, Ardida como Pimenta e Ama-me ou Esquece-me.
Curiosidades: Seu papel mais frequente era a da sexy ingênua, que vivia assediada por homens que usavam de várias artimanhas para conquistá-la. Esse tipo levou Groucho Marx a proferir uma de suas mais célebres frases: "Conheci Doris Day quando ela ainda não era virgem."
16º
Scarlett Marie Johansson: (Nova Iorque, 22 de novembro de 1984) é uma atriz e cantora americana.
Filmes: Lost in Translation, A Ilha, The Spirit, Scoop: O Grande Furo e Match Point.
Curiosidades: é a nova musa de Woody Allen.

A Origem dela é polonesa, vê se pode, e Hitler querendo exterminar esse tipo de genética claramente inferior! Otário!

17º

Charlize Theron: (Benoni, 7 de agosto de 1975) é uma atriz sul-africana.
Filmes: Advogado do Diabo, Monster - Desejo assassino, Doce Novembro.
Curiosidades: Sem sombra de dúvidas é a africana mais linda do mundo! Ganhou o Oscar de Melhor Atriz, por "Monster - Desejo Assassino" (2003).

18º
Jennifer Aniston: nome artístico de Jennifer Joanna Anastassakis, (Sherman Oaks, Califórnia, 11 de fevereiro de 1969) é uma atriz americana.
Filmes: Por um Sentido na Vida, Todo Poderosoe Fora de Rumo.
Curiosidades: Foi casada com Brad Pitt. Apesar de constar entre as maiores estrelas seus papéis no cinema não são lá grande coisa. Tanto que a atriz ganhou destaque n mídia como Rachael do seriado Friends.
19º
Michelle Marie Pfeiffer: nascida em Santa Ana, 29 de Abril de 1958) é uma atriz americana.
Filmes: Scarface, Batman Returns e Revelação (Adorei esse suspense)
Curiosidades: Recebeu uma indicações na categoria de melhor atriz coadjuvante, em 1989, por Ligações perigosas e perdeu para Geena Davis.
20º

Liv Tyler: (Portland, Maine, 1 de Julho de 1977) é uma atriz americana.
Filmes: Beleza Roubada, Senhor dos anéis e Sexo, rock e confusão
Curiosidades: é filha do vocalista do Aerosmith Steven Tyler.
Seu 1° papel como atriz foi no clipe "Crazy", da banda se seu pai, Aerosmith. Depois, Liv fez pequenos papéis até despontar para a fama no filme "Beleza Roubada", de Bernardo Bertolucci.


Ficaram de fora mulheres de belezas incomparáveis como:



Kate Beckinsale
Virginie Ledoyen Eva Green

Monica Bellucci
Megan Fox

Milla Jocovich

Juliane Moore

sexta-feira, 20 de março de 2009

Lista de melhores filmes de Faroeste (Western)

Um dos gêneros mais populares de cinema os Westerns (popularmente chamados de Bang Bang no Brasil ou ainda de Faroeste adaptação da expressão inglesa Far West "oeste distante") conquistaram um enorme e cativo público. Não há dúvidas de que seu auge foi durante as décadas de 50-60-70. Época em que foram lançados clássicos como: "Matar ou Morrer" (1952), "Os brutos também amam" (1953), "Rastros de Ódio" (1956), "O Homem que Matou o Facínora" (1962) e Era uma vez no Oeste (1969) além dos western spaghetti como a famosa trilogia de Sergio Leone: "Por um punhado de dólares" (1964), "Por uns dólares a mais" (1965) e "Três homens e um conflito" (1966) e o clássico "O dólar furado" (1965) e "Uma pistola para Ringo" (1965).

Não podemos ainda nos esquecer de filmes que precederam a fase de ouro do Western: "No tempo das diligências" (1939). Com uma direção magistral de John Ford. Este filme foi o primeiro passo para o sucesso de John Wayne.
Os cenários sempre remontam ao "Velho Oeste" americano. Todos os estados a oeste do rio Mississippi, pouco antes da Guerra Civil Americana.

Muitos acreditam que coincidentemente, com a morte de John Wayne em 1979 também os grandes filmes de faroeste chegaram ao fim.

Não tenho dúvidas que os filmes protagonizados por ele são emblemáticos do gênero e figuram entre os meus preferidos. "O homem que matou o facínora" é na minha opinião um dos melhores Westerns já produzidos.
Esta afirmação seria verdade se Kevin Costner e Clint Eastwood não provassem o contrário. Os verdadeiros clássicos modernos produzidos por eles são tão magistrais quanto "Matar ou Morrer" ou "O dólar furado". "Dança com Lobos" (1990) e "Os Imperdoáveis" (1992), ambos vencedores de prêmios na academia, são épicos indispensáveis para a compreensão do gênero.

Confesso que eu mesmo sempre tive preconceito contra o bom e velho faroeste. E por favor, não me culpem. Lançaram muito lixo dentro desse gênero. Os estúdios passaram a produzir mais de cem de westerns por ano, sendo a maior parte formada por humildes filmes B. Muitas pessoas as vezes, levadas por essa baixa qualidade deixam de ver verdadeiras obras primas do cinema. Qualquer fã de Jack Bauer de "24 Horas" enlouqueceria com western "Matar ou Morrer". Aliás, só a visão de Grace Kelly já enlouqueceria qualquer um. A trama é fantástica, cada minuto do filme equivale a um minuto da vida real. O tempo passa a medida que a tensão deixando o telespectador em suspense.
Um Western que com certeza rompeu os limites do gênero foi: Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969). De forma original George Roy Hill, utilizou músicas atuais na trilha sonora do filme. Aliás, a cena onde Paul Newman pedala extrovertidamente uma bicileta com a música de Burt Bacharach acabou se tornando uma das mais famosas do cinema. Como se não bastassem os personagens decidem abandonar o oeste americano e partem em uma viagem para a Bolívia.

Se você antes também tinha esse preconceito, acreditando que filme de Bang bang trás apenas cenas de violência e romance barato repense seus conceitos. Veja ou reveja os clássicos. Tenho certeza que você se tornará um apaixonado por Westerns.

Nas fotos: Clint Eastwood, John Wayne, Cena do filme: "Os Imperdoáveis", Cena do filme: "Matar ou Morrer" e Cena do Filme: "No tempo das diligências".

Artigo de Igor Guedes de Carvalho

quarta-feira, 18 de março de 2009

Banho de Água Fria

Num de meus recentes passeios pelo site mercadolivre encontrei uma coisa que me deixou surpreso: os DVDs O Príncipe das Marés e Voando para Casa à venda, que são dois dos que mais tenho procurado para comprar e que estão fora de catálogo há muito tempo.

Entrei todo empolgado nos tópicos dos vendedores, acreditando que finalmente iria concluir minha busca pelos dois filmes, mas levei foi um balde de água fria. O Voando para Casa estava por nada menos que 100 reais, e O Príncipe das Marés, sem capa, por singelos 170!
Foi então que comecei a me perguntar: o que leva um indivíduo, nos dias de hoje, a pedir uma quantia dessas num DVD, com títulos cada vez mais baratos nas lojas e com a facilidade que temos para baixar filmes pela internet?

A resposta não é assim tão complexa. Ambos possuem títulos fora de catálogo, e certamente sabem que quem está procurando por eles realmente os quer em melhor qualidade possível, e em DVD! Mas vou mais longe, acho que isso é reflexo de algo muito maior e muito mais desanimador: a situação atual do nosso mercado de DVDs.

Tenho comprado muitos filmes e venho reparando que a qualidade geral dos DVDs que saem no Brasil é péssima. Na maioria das vezes os filmes têm aquela edição “pelada”, sem extras, sem um encarte, e o pior: muitos são gravados em mídias de 4.7 Giga, ou seja, pagamos o preço de original por um filme que passou por compressão e tem uma qualidade quase nada melhor que aquela cópia vagabunda que você faz em casa!

É claro que não dá pra encontrar edições de luxo em bancas de promoção, mas a verdade é que a maioria dos filmes só saiu no Brasil nessas edições ordinárias, incluindo alguns clássicos do cinema, sem contar os que estão fora de catálogo e se perdem para sempre. Títulos importantes, como por exemplo O Último Imperador, não têm sequer uma edição em widescreed, e este ainda por cima só saiu no Brasil na versão reduzida. Outros como O Exorcista e Apocalypse Now só se encontram em versões estendidas, e não na versão original. Até a tão esperada edição especial de Blade Runner chegou aqui com um DVD a menos em relação à americana, sem contar a demora para sair no Brasil. Quem esperou pelo anime Akira sabe muito bem disso!
Acho que a principal razão para a baixa qualidade dos títulos oferecidos não é mistério. O consumidor brasileiro médio não tem justificado a oferta de um produto melhor, estamos em pleno capitalismo, é uma questão sociológica na verdade. A triste conseqüência é que quem preza por qualidade sai perdendo, e a perspectiva de que isso melhore me parece muito remota, pois é preciso que uma grande camada da sociedade se conscientize, aumente seu poder aquisitivo e mude seus hábitos de consumo – três coisas que não acontecem da noite para o dia.
Enquanto isso a gente paga caro pelos importados ou vai se conformando com o que nos é oferecido. Desolador, não?

Texto: Vinicius Matos

domingo, 15 de março de 2009

Alice no país das maravilhas

Para todos aqueles que são apaixonados pela clássica história de Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas temos uma boa notícia. Será lançada uma adaptação dirigida por ninguém mais, ninguém menos que: Tim Burton.

Burton é famoso por suas temáticas sombrias. Caso você nunca tenha ouvido falar do diretor (o que acho difícil) você com certeza conhece alguma de suas obras. Sua filmografia impressiona pela qualidade: Os Fantasmas Se Divertem , Edward Mãos-de-Tesoura , Batman o Retorno, O Estranho Mundo de Jack, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas , A fábrica de Chocolate e A Noiva-Cadáver.

Além da direção, a adaptação de "Alice" promete ainda mais. O Chapeleiro Maluco, um de meus personagens preferidos será interpretado por Johnny Deep.
A curiosa Alice será interpretada pela atriz novata Mia Wasikowska (Um Ato de Liberdade), Anne Hathaway (O Casamento de Rachel) no papel da Rainha Branca, Helena Bonham Carter (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet) viverá a Rainha de Copas e Michael Sheen (Frost/Nixon) será o Coelho Branco.

Desde a clássica animação da Disney lançada em 1951, essa história tem encantado gerações. Eu mesmo, todas as vezes que ela foi repetida pelo SBT na sessão Cinema em Casa ou 11:30 no Cinema eu revi.

Na foto: Primeiras imagens de divulgação do filme.

quarta-feira, 11 de março de 2009

The Wrestler - Imperdível

Nossa... acabei de ver o filme "O Lutador". Logo após as letras subirem e eu me tocar de que era o final, os olhos arderam, as narinas dilataram e as lágrimas desceram.

O filme é cru. Parece real. Muito melhor que essa pretensão de realidade que é big brother, pura afetação. Ali sim, você tem arte e vida em uma harmonia única. A todo instante você parece que é alguém seguindo o protagonista a poucos metros.

Baseado em uma história real a narrativa se funde com a própria biografia de Mickey Rourke. Em nenhum momento há apelação pelo drama caricato.

O cartaz de divulgação do filme tráz a seguinte frase: "witness the resurrection of Mickey Rourke" ("testemunhe a ressurreição de Mickey Rourke"). E é a mais pura verdade. Confesso que só me relembrei desse ator depois de ler as reportagens sobre ele após a indicação ao Oscar.
Para quem não se lembra foi ele o homem que protagonizou cenas quentes ao lado de Kim Bassinger no filme: Nove e meia semanas de amor (década de 80). Depois disso o ator passou anos longe das câmeras. Apaixonado pela luta, Mickey Rourke abandonou a carreira de ator para tentar ingressar no boxe.

Parece difícil de acreditar, mas a instabilidade do personagem Randy aplica-se também ao ator que lhe deu vida. Devido a sua instabilidade emocional Rourke perdeu inúmeros papéis de destaque na história do cinema, incluindo o de Eliot Ness, em "Os intocáveis", o de Axel Foley, em "Um tira da pesada", e o de Butch, em "Pulp fiction".
A narrativa é tão real que chega a sufocar. Você fica dividido a todo instante entre a pena e a admiração por Randy "The Ram".
Ele faz coisas tão absurdas e ao mesmo tempo naturais. Há um limite, uma oscilação constante, entre deixar a vida consumi-lo, deixando-se levar por um cotidiano amarelo, morto; ou voltar a ser o herói da geração da década de 80.

Aliás, para todos os nascidos nas décadas de 70 e 80 esse filme tem um sabor especial. Quase toda a trilha sonora é baseada nas bandas dos anos 80: Guns n´ Roses, Kiss, AC/DC. Em uma de suas entradas triunfais no palco toca: "Sweet Child O Mine".

Sem contar a frase: "90 sucks", ao concluir uma conversa sobre o suicidio de Kurt Cobain.

Aliás, um dos detalhes que mais me cativaram foi durante a cena em que o ex-ídolo da luta livre convida um garoto da vizinhança para disputar uma partida de videogame em seu trailer. O Jogo é com base no Nintendo 8-bits e é estrelado por ninguém mais que ele mesmo: Randy The Ram!

Farei aqui a citação do portal G1: "Criado especialmente para o filme, o jogo batizado de "Wrestle jam!" serve de metáfora para o deslocamento de Randy no mundo real. "Não acho que Darren poderia ter usado um Xbox ou qualquer outro videogame semelhante naquela cena. Parte do personagem de Randy é o fato de ele estar preso àquele período. Foi o ponto alto da sua carreira e de sua vida, e reconhecer que o mundo pode seguir em frente tão fácil e rapidamente seria como aceitar que o mundo poderia seguir em frente sem ele também", afirma ao G1 a designer norte-americana Kristyn Hume, co-autora do game encomendado pela equipe do longa-metragem com o irmão e programador Randall Furino."
Levaram 3 meses para a finalização do game.



Como se não bastassem as conexões desse filme com a realidade ainda vão além: o teimoso ator ainda insiste em dar mais uma chance à luta. Dia 9 de abril próximo, Mickey Rourke tornará a vestir as calças justas e fosforecentes de Randy na vida real e entrará em um ringue de verdade para disputar uma luta-livre pela federação mundial.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Lista 100 melhores filmes do AFI - American Film Institute

Um bom exercício para quem quer se iniciar no mundo do cinema são as listas de "melhores filmes de todos os tempos". Você encontra os mais variados critérios: 100 melhores de todos os tempos, 100 melhores do cinema americano, 50 melhores filmes dos últimos 50 anos, os 10 melhores de cada gênero etc.

Eu mesmo estou fazendo isso. Peguei a lista dos 100 melhores filmes do cinema americano e estou assistindo aos que eu nunca vi. A lista é do American Film Institute e é encabeçada pelo clássico "Cidadão Kane" (1941), do diretor Orson Welles. Entre os 10 melhores da lista, confesso que nunca assisti ao Lawrence da Arábia, filme dificílimo de se encontrar em locadoras.

A lista ainda possui filmes relativamente recentes como Senhor dos Anéis, Toy Story, Pulp Fiction, E.T., O resgate do Soldado Ryan e Sexto Sentido (na minha opinião uma injustiça pois o primeiro filme a explorar essa linha foi "Ilusões Perigosas" de Lewis Gilbert.)

Aliás, foi assistindo os clássicos que eu não entendi a razão de fazerem refilmagens como: Carrie a Estranha e Psicose. Os originais são infinitamente melhores.

Segue-se abaixo a lista na íntegra:
1. Cidadão Kane
2. O Poderoso Chefão
3. Casablanca

4. Touro Indomável

5. Cantando na Chuva
6. E o Vento Levou
7. Lawrence da Arábia
8. A Lista de Schindler
9. Um Corpo que Cai

10. O Mágico de Oz
11. Luzes da Cidade
12. Rastros de Ódio
13. Star Wars - Guerra nas Estrelas
14. Psicose
15. 2001: Uma Odisséia no Espaço
16. Crepúsculo dos Deuses
17. A Primeira Noite de um Homem
18. A General
19. Sindicato dos Ladrões
20. A Felicidade não se compra
21. Chinatown
22. Quanto mais quente melhor
23. As Vinhas da Ira
24. E.T. - O Extraterrestre

25. O Sol é para Todos
26. A Mulher Faz o Homem
27. Matar ou Morrer
28. A Malvada
29. Pacto de Sangue
30. Apocalypse Now
31. Relíquia macabra
32. O Poderoso Chefão II
33. Um Estranho no Ninho
34. Branca de Neve e os Sete Anões
35. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
36. A Ponte do Rio Kwai
37. Os Melhores Anos de Nossas Vidas
38. O Tesouro de Sierra Madre
39. Dr. Fantástico
40. A Noviça Rebelde
41. King Kong
42. Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas

43. Perdidos na Noite
44. Núpcias de Escândalo
45. Os Brutos Também Amam
46. Aconteceu Naquela Noite
47. Uma Rua Chamada Pecado
48. Janela Indiscreta
49. Intolerância
50. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
51. Amor, Sublime Amor
52. Taxi Driver
53. O Franco-Atirador
54. M*A*S*H
55. Intriga Internacional
56. Tubarão
57. Rocky-Um lutador
58. Em Busca de Ouro
59. Nashville
60. Diabo a quatro
61. Contrastes Humanos
62. Loucuras de Verão
63. Cabaret
64. Rede de Intrigas
65. Uma Aventura na África
66. Os Caçadores da Arca Perdida
67. Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
68. Os Imperdoáveis
69. Tootsie
70. Laranja Mecânica
71. O Resgate do Soldado Ryan
72. Um Sonho de Liberdade
73. Butch Cassidy e Sundance Kid
74. O Silêncio dos Inocentes
75. No Calor da Noite
76. Forrest Gump - O contador de histórias
77. Todos os Homens do Presidente
78. Tempos Modernos
79. Meu Ódio Será Sua Herança
80. Se Meu Apartamento Falasse
81. Spartacus
82. Aurora
83. Titanic
84. Sem Destino
85. Uma Noite na Ópera
86. Platoon
87. Doze Homens e Uma Sentença
88. Levada da Breca
89. O Sexto Sentido
90. Ritmo Louco
91. A Escolha de Sofia
92. Os Bons Companheiros
93. Operação França
94. Pulp Fiction
95. A Última Sessão de Cinema
96. Faça a Coisa Certa
97. Blade Runner
98. A Canção da Vitória
99. Toy Story
100. Ben-Hur

Como toda lista, ela não agrada a todos, deixa de fora Kramer x Kramer e o aclamado filme da década de 70 Harold & Maude (Ensina-me a viver), do diretor Hal Ashby. No entanto, não deixa de ser um bom guia para aqueles que desconhecem boa parte dos filmes que fazem parte da história do cinema.