sexta-feira, 18 de setembro de 2009

25 melhores filmes Britânicos

"Trainspotting”, do diretor Danny Boyle, foi eleito o melhor filme britânico lançado nos últimos 25 anos, segundo lista divulgada nesta terça-feira (1), pelo jornal “The Observer”. Adaptação do romance homônimo do escritor Irvine Welsh, o longa de 1996 conta a história de um grupo de jovens escoceses que mergulha no submundo para manter o vício em heroína.

Eu particularmente sou fã desse filme. Sempre tem nas Americanas tem pra vender pela bagatela de R$9,90. Se você ainda não conhece vale a pena assistir. O filme revelou o ator Ewan McGregor, que interpreta o protagonista Mark Renton.

Outra produção de Danny Boyle aparece na lista elaborada pelo jornal. “Quem quer ser um milionário?”, vencedor do Oscar deste ano, ocupa o nono lugar no ranking. A comédia “Os desajustados” (1987), de Bruce Robinson, e o drama “Segredos e mentiras” (1996), de Mike Leigh, ocuparam o segundo e o terceiro lugar.

1º “Trainspotting” (1996), de Danny Boyle
2º “Os desajustados” (1987), de Bruce Robinson
3º “Segredos e mentiras” (1996), de Mike Leigh
4º “Vozes distantes” (1988), de Terence Davies
5º “Minha adorável lavanderia” (1985), de Stephen Frears
6º “Violento e profano” (1997), de Gary Oldman
7º “Sexy beast” (2000), de Jonathan Glazer
8º “O lixo e o sonho” (1999), de Lynne Ramsay
9º “Quem quer ser um milionário?” (2008), de Danny Boyle
10º “Quatro casamentos e um funeral” (1994), de Mike Newell
11º “Desafio vertical” (2003), de Kevin MacDonald
12º “Esperança e glória” (1987), de John Boorman
13º “Control” (2007), de Anton Corbijn
14º “Naked” (1993), de Mike Leigh
15º “Under the skin” (1997), de Carine Adler

1001 Filmes pra ver antes de morrer

Todos vocês devem conhecer o novo modismo das listas: 100 coisas pra fazer antes de morrer, 100 lugares pra conhecer antes de morrer, 200 vinhos pra provar antes de morrer e 1001 filmes para assistir antes de morrer. Eu mesmo adotei adotei a lista dos 100 melhores filmes eleitos pelo Institudo de cinema americano e tive boas descobertas. Já vi 55 dos 100 filmes. Talvez até o fim do ano consiga terminar a lista.

No entanto, muito mais difícil que assistir aos 100 filmes do ICA é assistir aos 1001 filmes do livro: 1001 filmes para assistir antes de morrer. Durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, o autor do livro Steven Jay Schneider selecionou os 10 melhores filmes da extensa lista que, segundo ele, não podem deixar de ser vistos. Confiram:


1. ‘Guerra nas estrelas: império contra-ataca’ (Empire strikes back)
EUA, 1980
Direção: Irvin Kershner

Considerado pelo autor o melhor longa-metragem da trilogia original produzida por George Lucas, esta continuação ultrapassa o primeiro filme em diversas frentes. Tem mais personalidade, ação e efeitos especiais melhores. “Esta aventura despretensiosa talvez tenha se tornado até mais brilhante e divertida atualmente”, diz.

2. ‘Um corpo que cai’ (Vertigo)
EUA, 1958
Direção: Alfred Hitchcock

Embora não tenha sido bem recebido quando foi lançado, este longa é atualmente considerado uma das maiores obras-primas do mestre do suspense. “É um filme maravilhoso, perturbador, friamente romântico, com momentos evocativos de surrealismo em close”, descreve o pesquisador.

3. ‘E.T. – O extraterrestre’ (E.T.: The extra-terrestrial)
EUA, 1982
Direção: Steven Spielberg

O cineasta consegue aqui a façanha de unir dois gêneros, a ficção científica e a comédia para a família, com a história de um alienígena que conquista a amizade de crianças. “O filme não se torna uma tolice açucarada graças ao ritmo de Spielberg, à mistura de humor e tristeza no roteiro e ao excelente desempenho do elenco.”

4. ‘Silêncio dos inocentes' (Silence of the lambs)
EUA, 1991
Direção: Jonathan Demme

Foi o primeiro filme de terror da história a ganhar um Oscar, e não foi à toa. O diretor, que antes era conhecido por criar comédias, “deixa um arrepio contínuo na espinha da audiência sem nunca recorrer à sanguinolência”, opina o pesquisador.

5. ‘Rastros de ódio’(The searchers)
EUA, 1956
Direção: John Ford

Uma das maiores obras-primas do gênero faroeste, este filme é construído sobre um enredo simples e composições visuais deslumbrantes, rodadas no Monument Valley americano. “A verdadeira genialidade está no fato de conseguir manter a simpatia dos espectadores pelo protagonista, apesar de ele ser um racista homicida”, diz o autor.

6. ‘Tubarão’ (Jaws)
EUA, 1975
Direção: Steven Spielberg

Esta ficção sobre um tubarão que aterroriza uma cidade foi o primeiro sucesso do cineasta e um de seus filmes mais impressionantes. “Mexendo com nosso medo do desconhecido, ele contrói um clima de tensão crescente revelando aos poucos o tubarão ao som da famosa trilha sonora”, descreve.

7. ‘O silêncio do lago’ (The vanishing)
Holanda/França, 1988
Direção: George Sluizer

Um jovem holandês tenta descobrir o destino da namorada, que desaparece misteriosamente durante as férias do casal. Depois que a polícia dá o caso por encerrado, ele segue atormentado pela perda e começa a refazer, por conta própria, os passos da amada. Nessa busca, ele se entrega nas mãos de um psicopata.

8. ‘Louca paixão’ (Turkish delight)
Holanda, 1973
Direção: Paul Verhoeven

Este filme levantou polêmica na época de seu lançamento por conter cenas de violência extrema e sexo explícito. A história gira em torno da turbulenta relação entre um escultor e uma bela mulher, que dividem uma paixão insana e química sexual. “Um ataque definitivo aos valores burgueses”, diz o pesquisador.

9. ‘Desafio do além’ (The hauting)
Inglaterra, 1963
Direção: Robert Wise

Apontado por muitos fãs do terror como um dos longas mais assustadores de todos os tempos, este longa-metragem usa todo tipo de recursos visuais e sons incomuns para aterrorizar os espectadores. “Não veja este filme sozinho”, aconselha o autor do livro.

10. ‘Como enlouquecer seu chefe’ (The office space)
EUA, 1999
Direção: Mike Judge

Esta comédia de sucesso conta a história de um homem estressado com o trabalho que descobre após fazer terapia que o cotidiano é seu grande inimigo. Decidido a ser demitido, ele passa então a sabotar seu emprego e seu chefe.

Mais uma vez, fazendo uso das palavras de Vinicius: "toda lista é naturalmente injusta!"

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Para fãs de Star Wars

Tenho certeza que qualquer fã de Star Wars gostaria de organizar sua coleção dessa forma:




As cenas são da Trilogia clássica. Aliás, uma dica para os fãs é que os boxes da coleção completa estão começando a cair de preço nas Americanas e Submarino. É hora de ficar atento e comprar a coleção toda, com uma boa quantidade de extras por um preço em conta.

May The Force be with you!