segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lista de 25 filmes sobre apocalipse e extinção

 Nas telas do cinema, o ser humano já enfrentou inúmeras batalhas para provar sua tal soberania sobre a Terra, seja contra as forças da natureza, alienígenas, vilões superpoderosos e uma longa e criativa lista. Selecionamos 20 filmes que retratam muito bem a eterna batalha "nós versus eles".


Em Planeta dos Macacos, um vírus usado como terapia genética aumenta a capacidade cognitva dos macacos que, organizados em sociedade, vão combater a ameaça e a soberania dos homens na Terra. No reboot "O Confronto", a ideia de embate entre macacos e humanos é representada de maneira BEM literal


O segundo filme da franquia Os Vingadores ainda está longe de chegar aos cinemas, mas a Marvel já adiantou a seus fãs que Ultron é um vilão que busca a paz mundial. O único detalhe é que ele pretende alcançar isso exterminando os maiores responsáveis pelas desgraças do mundo: os homens.


No cinema, muitos diretores fizeram sua previsão para uma possível batalha entre homens e andróides. Em Blade Runner - O Caçador De Andróides, um dos maiores clássicos futuristas, Harrison Ford é um policial designado para exterminar andróides, conhecidos como Replicantes, que se revoltaram contra o sistema e se misturaram aos seres humanos. As discussões do filme são referência até hoje para os longas que abordam o tal premonitório embate.


Vale lembrar que a intenção do invejoso Lóki no primeiro filme dos Vingadores era exatamente destruir a Terra e escravizar os humanos que sobrevivessem a seu ataque. Gostei muito deste filme que representou a fragilidade inegável do Capitão América frente aos heróis mais poderosos como Thor (um deus) e Hulk (um monstro praticamente invulnerável)

É quase chover no molhado relembrar que o superpoderoso Magneto, o líder dos mutantes radicais de X-Men, vive em função de combater os seres-humanos, né? Então onde quer que ele vá, estamos todos sob ameaça.

Na trilogia Matrix, a raça humana está em plena ameaça de extinção sob os ataques das máquinas. A cena em que o predestinado Neo encara milhares de agentes Smith representa perfeitamente a ideia da luta entre o homem e a máquina.

Os zumbis que vagam atrás de carne humana em Resident Evil - O Hóspede Maldito surgiram primeiro no jogo de vídeogame para depois chegas às telonas. Assim como em Planeta dos Macacos, a ameaça à extinção humana foi criada pelos próprios homens.

Sob A Pele de Scarlett Johansson, um extraterrestre desembarca na terra e vaga por estradas remotas atraindo presas humanas com sua sensualidade. Seu objetivo: devorar os homens que aparecerem pela frente. Mas o suspense sci-fi de Jonathan Glazer discute questões bastante profundas durante essa batalha.

Em Eu, Robô, o policial Del Spooner (Will Smith) investiga uma morte misteriosa, cujo maior suspeito é um robô. Argumento do filme: se um robô é capaz de assassinar um homem, por que não eles todos não poderiam se reunir e rebelar contra toda a raça humana? Tenso.


Gerry Lane, representante da ONU vivido por Brad Pitt em Guerra Mundial Z, atravessa o mundo em uma corrida contra o tempo para deter uma pandemia que está derrotando exércitos e governos e ameaçando dizimar a própria humanidade: mais zumbis reunidos para traçar tudo e todos que aparecerem na sua frente.

No campo das animações, Space Jam - O Jogo Do Século colocou Michael Jordan e os animais malucos da Looney Tunes para enfrentar um time de extraterrestres em uma partida de basquete interestelar. Uma batalha clássica entre nós e eles.


Em 2029, na Los Angeles pós-apocalíptica tomada pelas máquinas de O Exterminador Do Futuro, Kyle Reese (Michael Biehn), um dos membros da resistência humana, é enviado ao passado para proteger Sarah Connor (Linda Hamilton), a mãe do homem que irá liderar os rebeldes humanos no século 21. Assim como ele, o Exterminador T-800 (Schwarzenegger), um cyborg ultra-moderno, volta ao passado para matá-la e evitar que ela possa dar a luz à criança. Outro clássico futurista da luta entre humanos e robôs.

Gigantescas naves alienígenas pairam sobre a Terra e iniciam um ataque às principais cidades do planeta em Independence Day. Após frustradas tentativas de paz e comunicação com os alienígenas, um técnico em comunicação (Jeff Goldblum) descobre que eles estão usando o sistema de satélites da Terra para se comunicarem entre si e destruírem de vez a raça humana.


Em Guerra Dos Mundos (2005), Ray Ferrier (Tom Cruise) e sua família presenciam o primeiro golpe de um catastrófico ataque alienígena contra a Terra. Oprimidos, eles se vêem envolvidos por uma desesperada multidão que foge de um exército extraterrestre.

Liderado pela tartaruga Verne, um grupo de animais isolados declara guerra a seus cercos e aos seres humanos, que julgam serem inimigos, em sua busca pela verdadeira natureza. A luta entre animais e humanos da animação Os Sem-floresta, naturalmente, encontra diretrizes mais amáveis do que sua sinopse sugere.

Um dos filmes sobre invasão alienígena mais peculiares da história, A Bolha Assassina acompanha a luta de uma pequena cidade norte-americana contra uma bolha que começa a devorar seus habitantes.

Baseado nos quadrinhos Hellblazer, Constantine conta a história do ocultista e exorcista que dá nome ao filme que, literalmente, chegou ao inferno. Ele une-se à policial Angela (Rachel Weisz) para solucionar o misterioso assassinato da irmã gêmea dela e combater a ameaça de anjos e demônios.

Os agentes Jay (Will Smith) e Kay (Tommy Lee Jones) saem à procura de alienígenas terroristas que planejam assassinar dois representantes de galáxias opostas e destruir a Terra. As lutas humanos x ETs de MIB - Homens De Preto foram o maior sucesso no fim dos anos 90 e renderam duas continuações.


28 Days Later (Extermínio - título no Brasil)  é um filme de terror pós-apocalíptico de baixo orçamento. Foi lançado em 2002, dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland. Ambientado no começo do século XXI, na Inglaterra, o filme mostra a destruição da sociedade após a liberação de um vírus conhecido como Rage, que através de contato por saliva ou sangue, em poucos segundos, transforma aqueles que por ele foram infectados para um estado de descontrole assassino, e a luta dos poucos sobreviventes contra os infectados e tudo aquilo que lhes era familiar.

28 Weeks Later ( Extermínio 2 — título no Brasil) é um filme pós-apocalíptico Espanhol - Britânico, lançado em 2007 dirigido e escrito por Juan Carlos Fresnadillo, cuja produção contou com o diretor do filme antecessor, 28 Days Later, Danny Boyle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário