segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lista de 25 filmes sobre apocalipse e extinção

 Nas telas do cinema, o ser humano já enfrentou inúmeras batalhas para provar sua tal soberania sobre a Terra, seja contra as forças da natureza, alienígenas, vilões superpoderosos e uma longa e criativa lista. Selecionamos 20 filmes que retratam muito bem a eterna batalha "nós versus eles".


Em Planeta dos Macacos, um vírus usado como terapia genética aumenta a capacidade cognitva dos macacos que, organizados em sociedade, vão combater a ameaça e a soberania dos homens na Terra. No reboot "O Confronto", a ideia de embate entre macacos e humanos é representada de maneira BEM literal


O segundo filme da franquia Os Vingadores ainda está longe de chegar aos cinemas, mas a Marvel já adiantou a seus fãs que Ultron é um vilão que busca a paz mundial. O único detalhe é que ele pretende alcançar isso exterminando os maiores responsáveis pelas desgraças do mundo: os homens.


No cinema, muitos diretores fizeram sua previsão para uma possível batalha entre homens e andróides. Em Blade Runner - O Caçador De Andróides, um dos maiores clássicos futuristas, Harrison Ford é um policial designado para exterminar andróides, conhecidos como Replicantes, que se revoltaram contra o sistema e se misturaram aos seres humanos. As discussões do filme são referência até hoje para os longas que abordam o tal premonitório embate.


Vale lembrar que a intenção do invejoso Lóki no primeiro filme dos Vingadores era exatamente destruir a Terra e escravizar os humanos que sobrevivessem a seu ataque. Gostei muito deste filme que representou a fragilidade inegável do Capitão América frente aos heróis mais poderosos como Thor (um deus) e Hulk (um monstro praticamente invulnerável)

É quase chover no molhado relembrar que o superpoderoso Magneto, o líder dos mutantes radicais de X-Men, vive em função de combater os seres-humanos, né? Então onde quer que ele vá, estamos todos sob ameaça.

Na trilogia Matrix, a raça humana está em plena ameaça de extinção sob os ataques das máquinas. A cena em que o predestinado Neo encara milhares de agentes Smith representa perfeitamente a ideia da luta entre o homem e a máquina.

Os zumbis que vagam atrás de carne humana em Resident Evil - O Hóspede Maldito surgiram primeiro no jogo de vídeogame para depois chegas às telonas. Assim como em Planeta dos Macacos, a ameaça à extinção humana foi criada pelos próprios homens.

Sob A Pele de Scarlett Johansson, um extraterrestre desembarca na terra e vaga por estradas remotas atraindo presas humanas com sua sensualidade. Seu objetivo: devorar os homens que aparecerem pela frente. Mas o suspense sci-fi de Jonathan Glazer discute questões bastante profundas durante essa batalha.

Em Eu, Robô, o policial Del Spooner (Will Smith) investiga uma morte misteriosa, cujo maior suspeito é um robô. Argumento do filme: se um robô é capaz de assassinar um homem, por que não eles todos não poderiam se reunir e rebelar contra toda a raça humana? Tenso.


Gerry Lane, representante da ONU vivido por Brad Pitt em Guerra Mundial Z, atravessa o mundo em uma corrida contra o tempo para deter uma pandemia que está derrotando exércitos e governos e ameaçando dizimar a própria humanidade: mais zumbis reunidos para traçar tudo e todos que aparecerem na sua frente.

No campo das animações, Space Jam - O Jogo Do Século colocou Michael Jordan e os animais malucos da Looney Tunes para enfrentar um time de extraterrestres em uma partida de basquete interestelar. Uma batalha clássica entre nós e eles.


Em 2029, na Los Angeles pós-apocalíptica tomada pelas máquinas de O Exterminador Do Futuro, Kyle Reese (Michael Biehn), um dos membros da resistência humana, é enviado ao passado para proteger Sarah Connor (Linda Hamilton), a mãe do homem que irá liderar os rebeldes humanos no século 21. Assim como ele, o Exterminador T-800 (Schwarzenegger), um cyborg ultra-moderno, volta ao passado para matá-la e evitar que ela possa dar a luz à criança. Outro clássico futurista da luta entre humanos e robôs.

Gigantescas naves alienígenas pairam sobre a Terra e iniciam um ataque às principais cidades do planeta em Independence Day. Após frustradas tentativas de paz e comunicação com os alienígenas, um técnico em comunicação (Jeff Goldblum) descobre que eles estão usando o sistema de satélites da Terra para se comunicarem entre si e destruírem de vez a raça humana.


Em Guerra Dos Mundos (2005), Ray Ferrier (Tom Cruise) e sua família presenciam o primeiro golpe de um catastrófico ataque alienígena contra a Terra. Oprimidos, eles se vêem envolvidos por uma desesperada multidão que foge de um exército extraterrestre.

Liderado pela tartaruga Verne, um grupo de animais isolados declara guerra a seus cercos e aos seres humanos, que julgam serem inimigos, em sua busca pela verdadeira natureza. A luta entre animais e humanos da animação Os Sem-floresta, naturalmente, encontra diretrizes mais amáveis do que sua sinopse sugere.

Um dos filmes sobre invasão alienígena mais peculiares da história, A Bolha Assassina acompanha a luta de uma pequena cidade norte-americana contra uma bolha que começa a devorar seus habitantes.

Baseado nos quadrinhos Hellblazer, Constantine conta a história do ocultista e exorcista que dá nome ao filme que, literalmente, chegou ao inferno. Ele une-se à policial Angela (Rachel Weisz) para solucionar o misterioso assassinato da irmã gêmea dela e combater a ameaça de anjos e demônios.

Os agentes Jay (Will Smith) e Kay (Tommy Lee Jones) saem à procura de alienígenas terroristas que planejam assassinar dois representantes de galáxias opostas e destruir a Terra. As lutas humanos x ETs de MIB - Homens De Preto foram o maior sucesso no fim dos anos 90 e renderam duas continuações.


28 Days Later (Extermínio - título no Brasil)  é um filme de terror pós-apocalíptico de baixo orçamento. Foi lançado em 2002, dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland. Ambientado no começo do século XXI, na Inglaterra, o filme mostra a destruição da sociedade após a liberação de um vírus conhecido como Rage, que através de contato por saliva ou sangue, em poucos segundos, transforma aqueles que por ele foram infectados para um estado de descontrole assassino, e a luta dos poucos sobreviventes contra os infectados e tudo aquilo que lhes era familiar.

28 Weeks Later ( Extermínio 2 — título no Brasil) é um filme pós-apocalíptico Espanhol - Britânico, lançado em 2007 dirigido e escrito por Juan Carlos Fresnadillo, cuja produção contou com o diretor do filme antecessor, 28 Days Later, Danny Boyle. 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

"O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos"


Primeiro pôster oficial do fim da (exagerada) trilogia "O Hobbit", de Peter Jackson. Bard (Luke Evans) encara Smaug no meio da destruição da Cidade do Lago. "O Capítulo Decisivo" é um pouco redundante, considerando que estamos... NO ÚLTIMO deles.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Lista dos 15 filmes mais caros do mundo - dinheiro não implica em qualidade

 1. Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (2007)


O filme mais caro da história do cinema é 'Piratas do Caribe - No Fim do Mundo' (2007), a terceira produção da franquia. A saga do Capitão Jack Sparrow rendia tanto dinheiro para a Disney que o estúdio não teve dúvidas e apostou alto no projeto: 341.8 milhões de dólares. O filme arrecadou quase 1 bilhão de dólares de bilheteria.

2. Cleopatra (1963)


'Cleopatra' (1963), com Elizabeth Taylor, será sempre lembrada como um dos filmes mais problemáticos da história do cinema. Atrasos, problemas de produção, mudanças de direção e os escândalos que rondavam suas estrelas fizeram com que o filme fosse uma verdadeira dor de cabeça para os executivos da 20th Century Fox. A produção quase levou o estúdio à falência graças ao seu elevado orçamento que hoje em dia equivale a 339.5 milhões de dólares. Um absurdo para a época.

3. Titanic (1997)


Até a estreia de 'Avatar' (2009), o filme com a maior bilheteria mundial era 'Titanic' (1997), também dirigido por James Cameron. A produção custou, juntamente com a despesa para sua conversão em 3D em 2012, nada menos do que 294.3 milhões de dólares.

4. Homem-Aranha 3 (2007)

Sam Raimi quis concluir sua trilogia sobre o Homem-Aranha em grande estilo, e para isso foram investidos 293.9 milhões de dólares. Apesar de não ter sido muito aclamado pela crítica ou pelos fãs, o filme foi muito bem nas bilheterias e arrecadou quase 900 milhões de dólares.

5. Enrolados (2010)

É uma surpresa que um filme de animação apareça entre os mais caros. E, curiosamente, a produção do gênero que faz parte da lista não é nenhuma superprodução, e sim uma versão animada da já conhecida história de Rapunzel, 'Enrolados' (2010). O motivo do filme ter ficado tão caro, foram 281.7 milhões de dólares de investimento, é porque o longa mescla o desenho a mão com a técnica do GCI para dar à produção um ar clássico que relembra alguns antigos sucessos, como 'O Rei Leão' (1994) e 'A Bela e a Fera' (1991).

6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

A sexta produção da franquia, 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' (2009) foi a mais cara da saga do bruxinho, com um investimento de 275.3 milhões de dólares. E mais uma vez a Warner Bros. acertou em cheio, já que a produção ganhou quase 1 bilhão de dólares em bilheteria.

7. Waterworld - O Segredo das Águas (1995)

Embora muitos pensem que 'Waterworld' (1995) foi um dos grandes tropeços da carreira de Kevin Costner, a produção foi um sucesso de bilheteria apesar das críticas negativas. O filme de ação arrecadou mais de 400 milhões de dólares e teve um orçamento de 271.3 milhões de dólares.

8. Piratas do Caribe - O Baú da Morte (2006)

Depois do êxito de 'Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra' (2003), os executivos da Disney não precisaram de estudos ou avaliação de despesas para investir alto na sequência. 'Piratas do Caribe - O Baú da Morte' (2006) teve orçamento de 263.7 milhões de dólares, uma pechincha para os quase 1.2 bilhões de dólares que o filme arrecadou no mundo inteiro.

9. Avatar (2009)

James Cameron trabalhou durante quinze anos na ideia de 'Avatar', tendo começado a escrever sua história em 1994 enquanto trabalhava na pré-produção de 'Titanic' (1997). O filme teve um orçamento de 261 milhões de dólares e rendeu quase 3 bilhões de dólares em bilheteria, e está em primeiro na lista de maiores arrecadações do cinema.

10. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

Depois de passar uma década longe do universo criado por J. R. R. Tolkien, Peter Jackson voltou a mergulhar nas histórias do autor britânico para levar às telonas 'O Hobbit'. O prelúdio de 'O Senhor dos Anéis' é um pequeno livro que o diretor está convertendo em três superproduções cinematográficas. A primeira delas, 'Uma Jornada Inesperada', estreou em 2012 e foi bastante cara, com um investimento de 257.2 milhões de dólares. Em mais uma aposta certeira da Warner Bros., o filme também arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria.

11. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Christopher Nolan deu um ponto final a sua trilogia do homem-morcego com 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (2012). O filme foi o mais caro de toda a saga com investimento de 257.2 milhões de dólares. Vários vilões, cachês milionários para suas estrelas e granes cenas de ação elevaram, e muito, o custo da produção. Mas valeu a pena. O filme dos estúdios da Warner Bros. foi um sucesso de público e arrecadou mais de 1 bilhão de dólares.

12. John Carter: Entre Dois Mundos (2012)

'John Carter' (2012) foi uma das produções mais sonhadas pela Disney. O primeiro filme de ação com atores reais de Andrew Stanton, queridinho do estúdio por sucessos como 'Procurando Nemo' (2003) e 'Wall-E' (2008). A aposta custou 257.2 milhões de dólares à Disney, valor que não foi recuperado graças à péssima recepção que o filme teve. Talvez seja por isso que o estúdio demorou a dar outro projeto para Stanton, que vai dirigir 'Procurando Dory' e deve estrear em 2016 nos cinemas.

13. O Exterminador do Futuro 3 - A Rebelião das Máquinas (2003)

A franquia do Exterminador perdeu seu rumo quando James Cameron decidiu abandoná-la. Depois de criar a história e dirigir o primeiro e segundo filmes da série, o cineasta deixou a saga nas mãos dos estúdios. Doze anos depois do sucesso de 'O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final' (1991), Jonathan Mostow dirigiu 'A Rebelião das Máquinas' (2003), um filme que foi um sucesso de bilheteria, mas não de crítica, e se colocou como o mais caro da franquia com 256.8 milhões de dólares de orçamento.

14. King Kong (2005)

Depois do êxito da trilogia 'O Senhor do Anéis' (2001-2003), Peter Jackson já estava acostumado a trabalhar com grandes orçamentos que permitem apostar em novas tecnologias e efeitos especiais. Mas no remake de 'King Kong' (1933) foi investido uma quantia ainda maior do nas adaptações das obras de J. R. R. Tolkien, e custou 250.4 milhões de dólares.

15. Homem-Aranha 2 (Filme de 2004)

O segundo filme de Sam Raimi sobre as aventuras do super-herói aracnídeo não é só melhor que a primeira produção sobre Peter Parker (conta com 94% de aprovação no RottenTomatoes), como é também mais caro que seu antecessor. Com os cálculos de inflação ajustados, o longa que mostra o confronto entre o Homem-Aranha e o Dr Octopus custou nada menos do que 250.1 milhões de dólares.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Sequência de “Clube da Luta” em quadrinhos sairá em 2015

Em 1999 o filme estrelado por Brad Pitt e Edward Norton trouxe celebridade ao livro homônimo lançado em 1996: Clube da Luta. Recentemente, o escritor Chuck Palahniuk apresentará um painel sobre "Clube da Luta 2".
Nesta segunda-feira, o jornal USA Today á revelou os planos desta continuação inesperada: "Fight Club 2" será uma maxissérie em 10 capítulos escrita pelo próprio Palahniuk e desenhada por Cameron Stewart ("Batman & Robin") -com capas de David Mack, ilustrador de "Kabuki" e das célebres capas de "Demolidor" na fase de Brian Michael Bendis.
A sinopse oficial é a seguinte:
"Fight Club 2" alterna entre o futuro e o passado. Se passa 10 anos após o fim do livro original, em que o protagonista se casa com a problemática Marla Singer e tem um filho de 9 anos chamado Júnior -embora o narrador esteja falhando com seu filho da mesma forma que seu pai.
Ao mesmo tempo, Palahniuk diz que os leitores terão uma ideia da origem real de Tyler Durden. "Tyler é algo que talvez esteja por aqui há séculos e não é apenas essa aberração que surgiu de sua cabeça."
A minissérie está programada para sair em abril de 2015, pela editora Dark Horse.